Miriam Botassi, a Bibliotecária que fundou o CIM

Uma mulher de desbravadora e cheia de vida, esta foi a Miriam Bottassi.
Ela nasceu em São Paulo em 11 de junho de 1947, foi uma defensora e lutadora pela causa feminista da sua época. Formou-se em Biblioteconomia na Faculdade de Sociologia e Política, e também em Jornalismo.
Organizou muitas bibliotecas, inclusive:
• o Centro de Documentação da Pastoral Vergueiro;
• a Biblioteca e Centro de Documentação da Fundacentro;
• o Arquivo Edgar Leuenroth (UNICAMP);
• o Arquivo do Patrimônio Cultural de Moçambique;
• o INST – Instituto Nacional de Saúde do Trabalhador.
Sempre levando suas idéias avançadas quanto a organização de centros de documentos não convencionais.
Com sua coragem e força organizou com outras feministas uma Instituição que tem nome “CIM” – Centro Informação Mulher, situada na Rua da Consolação, 605- Consolação –SP. Uma organização civil do movimento de mulheres, que foi criado em 1981, dirigida pela coordenadora Marta Baião. Esta organização tem como objetivo desenvolver atividades e ações de acumular, Acervar, registrar, recuperar, divulgar e socializar a história das mulheres nos movimentos sociais. Um trabalho que merece ser conhecido e reconhecido pela nossa comunidade.
O CIM está aberto para visitas durante o dia e possui uma equipe de sete colaboradores, que trabalham todos os dias. Uma das bibliotecárias que nos forneceu dados sobre o CIM, que permitiu entrevist´-la, foi a Bibliotecária Isabel Aparecida Amato, especialista em Consultoria Arquivística.
Hoje todo este movimento do CIM, foi e é possível, graças ao trabalho Miriam Bottassi. Ela morreu de câncer em agosto de 2000.

Assista a entrevista de Isabel Amato



Abaixo algumas imagens desse movimento



Conheça um pouco mais do CIM: http://www.cimsp.com.br/

Comments (6)

Para nós alunos de Biblioteconomia, descobrirmos uma bibliotecaria que seja ativista dentro de uma causa, no caso de Mirim Botassi da mulher, é muito importante. Mostra ou melhor desmistifica aquele arquétipo da bibliotecária que vive só dentro da biblioteca fazendo psiu! Mirim revela a face da bibliotecária enganjada em lutas sociais, política. Fiquei muito feliz em conhecer melhor Miriam Botassi e sua história através des trabalho do Blog, e da aula de ação cultural da Profª Tânia Callegaro.

Em tempo parabéns Izabel Amato, bibliotecária do CIM, você foi super importante para construção deste trabalho.
E parabéns peloo seu trabalho no CIM

Meninas, parabéns pela postagem e por todo o trabalho por trás dela.
Acho que os blogs estão realmente dando ênfase à várias facetas e competências do bibliotecário que contrariam àquele antigo estereótipo que rejeitamos terminantemente.

Este comentário foi removido pelo autor.

Parabéns pela matéria meninas! Muito legal conhecer a história de uma pessoa tão importante, que serve como referência para todas nós, gostei muito quando tivemos a palestra sobre o CIM e é muito legal conhecer a responsável pela fundação de um centro tão importante como esse.

Nossa muito legal a postagem. Quantas recordações, minha mãe trabalhou como secretária no CIM com a Miriam na época da Soninha, eu era pequena, nem pensava em fazer biblioteconomia. Foi e ainda é nossa Referência de pessoa guerreira, e de bibliotecária exemplar.

Catarina.

Postar um comentário