Ranganathan um homem a frente de seu tempo

Um pouco de história ...

Shiyali Ramamrita Ranganathan, nasceu na Índia em 09 de agosto de 1892, pertencia a casta sacerdotal, conhecida por Braminides. Em 1916 graduou-se em matemática e trabalhou como professor. Mas em 1923, a história da biblioteconomia começou a mudar, ele conquistou uma vaga de bibliotecário na Universidade de Madras, depois de concorrer com 900 outros candidatos e assumiu o posto em 1924.
Ranganathan foi estudar biblioteconomia na Inglaterra, na University College London. Neste período que começou a desenvolver a Classificação de Colon, que só foi terminada quando ele voltou para a Índia.
Ele era um homem religioso e profissionalmente politizado, por isso, quando do seu retorno de Londres começo a lutar pela valorização das bibliotecas para a educação nacional. Assim, fundou a Associação de Bibliotecas que tinha a finalidade de incentivar a criação de bibliotecas públicas e da Biblioteca Nacional da Índia.
Em 1928 criou as 5 Leis da Biblioteconomia que se mantém atuais:

1. Os livros são para usar.
2. A cada leitor seu livro.
3. A cada livro seu leitor.
4. Poupe o tempo do leitor.
5. A biblioteca é um organismo em crescimento.

Veja fotos da vida de Ranganathan

Comments (3)

Meu não tinha visto ainda fotos diferentes de Ranganathan, muito bom...

Meninas, vcs. estão de parabéns, com todas as outras postagens realizadas. Ranganathan, tudo de bom e homem de visão. Parabéns.

Estou curtindo muito este blog!! Aliás deve ser considerado como referência!!!

Beijossss

Postar um comentário