Paul Otlet - Biografia

Paul Marie Gislain Otlet (advogado) nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1868 e faleceu em 1944. Considerado por muitos como o Pai da Documentação. Juntamente com Henri La Fontaine (professor e político) fundaram o Office International de Biographie, com o objetivo de organizar uma biografia universal, intitulado como Repertoire Bibliographique Universel (RBU).
Após examinarem os sistemas de classificação existentes, resolveram expandir a Classificação de Dewey (CDD) com autorização do mesmo, baseando suas características da sua notação decimal. Cada classe foi revista, examinada e atualizada (6º edição da CDD), com uma nova estrutura, utilizando-se de símbolos para diferenciar sua notação.
Em 1934, Paul Otlet, sistematizou as questões teóricas do crescimento da produção de documentos e os problemas de acesso e circulação, no Traité de Documentation, obra que representou maturidade de pensamento sobre a organização e acesso ao conhecimento.
Sem dúvida, com sua visão ampla e revolucionária, na maneira de trabalhar com a informação, Paul Otlet, conseguiu obter impactos não só em sua época, como até os dias de hoje, e assim sempre será um marco na história da Biblioteconomia.


Dica: Para quem se interessa sobre a história de Paul Otlet, recomendo a Dissertação de Mestrado ""O ponto de inflexão Otlet: uma visão sobre as origens da documentação e o processo de construção do princípio monográfico" de Paola de Marco Lopes dos Santos. Um excelente trabalho, que vale a pena ser lido.


Referência:


PIEDADE, M. A. R. Introdução à teoria da classificação. Rio de Janeiro: Livraria Interciência, 1977.


SANTOS, P. Paul Otelt: um pioneiro da organização das redes mundiais de tratamento e difusão da informação registrada. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n.2, p.54-63, maio/ago.2007.


Comments (7)

Gosto muito da história de Paul Otlet, ele tinha idéias a frente de seu tempo.
Idéias essas que se concretizaram.

Realmente. Paul Otlet tinha idéias que revolucionaram profundamente a Biblioteconomia e anteciparam-se ao que vemos hoje na chamada sociedade da informação.
Meninas, parabéns pelo blog! Aproveito para convidá-las a visitarem e darem opinião no blog do meu grupo:
http://agendacultural-debibliotecas.blogspot.com/

Paul Otlet é bem interessante, acho que da pra fazer uma comparação do trabalho dele com a internet né. O novo template ficou lindo,parabéns, abraços!

Meninass Parabéns pelo Blog!!! Realmente muito do q nossa profissão é hoje foi graças ao Paul Otlet! Bjuss

Adorei a história do Paul otlet e como ele contribui para a classificação.

é, gente, ele foi o "mino" da documentação! ameeeeei a história dele, agora entendo bem mais sobre o assunto!!!!

Olá!!!! muito bom!!!! vocês terem postado a história sobre um grande criador do nosso instrumento que utilizamos para conseguirmos classificar.

Bjs!!!!

Postar um comentário