Biografia - Rita de Fátima Gonçalves Pisniski

Rita de Fátima Gonçalves Pisniski nos contou como foi parar na Biblioteconomia.

Ela sempre gostou muito de bibliotecas e como estudante de Pedagogia freqüentava assiduamente a biblioteca de sua região, na época Biblioteca Presidente Kennedy (hoje Prestes Maia), em Santo Amaro. Em uma dessas idas a biblioteca o Sr. Luiz, um dos funcionários, com quem sempre conversava bastante, sugeriu que ela fizesse o curso de Biblioteconomia.
Mesmo atuando como professora efetiva seguiu os conselhos do Sr. Luiz e foi fazer o curso de Biblioteconomia (FESPSP), se formando em 1983, mas não tinha a menor intenção de trabalhar na área, para ela tudo no curso era novidade porque apenas conhecia a biblioteca como usuária.
No período em que Jânio Quadros (1985-1988 como prefeito de São Paulo) houve muitas greves e paralisações de funcionários públicos, faltavam profissionais preparados para trabalhar em bibliotecas.
Como fazia habitualmente foi até a Biblioteca Belmonte retirar livros para trabalhar com seus alunos e mencionou a bibliotecária que também possuía graduação na área de biblioteconomia. Esta logo pediu seu nome e telefone para contato. E uma semana depois fora convidada a ocupar um cargo de bibliotecária na biblioteca Malba Taham, no bairro de Veleiros – SP.
Algum tempo depois foi aberto um concurso público na área de Biblioteconomia e Rita foi aprovada como bibliotecária efetiva. Com isso, exoneração da Educação.
E ao longo de sua trajetória profissional descobriu o encantamento pela Biblioteconomia. Confessou que gosta mesmo é de trabalhar com o público no setor de referência e teve a oportunidade de observar cada um com suas características.
Hoje é diretora da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato e voluntária no Projeto do Jardim Ranieri. E por meio de sua atuação como profissional bibliotecária está servindo de parâmetro para que outras pessoas façam o cursos de biblioteconomia.

Comments (2)

Parabéns a a Bibliotecária Rita, que soube aproveitar as oportunidades que surgiram.
Projetos como este do Jardim Ranieri e o trabalho que ela desenvolve na Biblioteca infanto-juvenil Monteiro Lobato com certeza são exemplos de profissional e um incentivo para quem esta começando

Aproveitando a oportunidade
VOCÊ que tem um trabalho diferenciado junto a sua biblioteca seja técnico, ou social divulgue, o seu trabalho e a biblioteca e o profissional que você é
FAZENDO A DIFERENÇA NA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Postar um comentário